![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDjneRWuFVCxdI5mxYHz2ac86W4b4HLZtDXiYERxBr9mOk_uEEL45dyyUv63bwfBs3xbhylCW83xbs1P7tupRfvVRPKe_6hLuI00zJjFcG94AGZyEZwFQr-Kj-XItrZn3Ha2HehpBPqRk/s400/cabelos-sol.jpg)
Mesmo exercendo funções vitais para a vida humana, o sol está no topo da lista dos fatores que agridem os cabelos. Os raios ultravioleta prejudicam a retenção de água e deixam as cuticulas abertas.
Os raios UVA penetram profundamente e são responsáveis pelo envelhecimento capilar e clareamento dos fios. Já os raios UVB estão relacionados ao estresse oxidativo que aumenta a aglomeração de radicais livres nas células capilares, resultando em fios ressecados, quebradiços, pontas duplas e sem brilho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6Y3tPHTw8DvRkulxnykVdjuQ2Pyuygz-KRC2GHzUGHXUQot1_1ycLgdBhn9Y9Uu6wtEv8kZPCJaIAy0WHP5wLI1UgXLNu4zfAfiyWJn0aXB87VFcu_r7wOK8knU7hlFBcw7xUCDirVzU/s400/d8898a387d0ca24af78043c1a0ac2e2e_p.jpg)
O aumento de produtividade das glândulas sebáceas é outro ponto negativo. O excesso de oleosidade no couro cabeludo pode gerar dermatite seborreica, descamação e caspa. E se a cabeleira sofre com a luz solar, o couro cabeludo não fica de fora. A incidência demasiada de sol pode provocar queimaduras e câncer na região. Mesmo sendo mais frequentes em homens por volta dos 60 anos, essa doença também atinge as mulheres.
O sol também deixa as madeixas mais claras, porque os fios, assim como a pele, produzem melanina - e o sol estimula o organismo nessa produção. Os cabelos castanhos ficam avermelhados e os loiros ganham um tom dourado. Os pretos são mais resistentes a mudanças de tom.
O segredo para manter a saudade dos cabelos, é a precaução. Abuse de chapéus, lenços, guarda-sol e os cosméticos com filtro solar para cabelos.
Beber pelo menos dois litros de agua por dia, ingerir frutas cítricas e consumir vegetais de folhas verde-escuras, oleaginosas, ovos, salmão e açai auxilia na hidratação do organismo e reduz o estresse oxidativo.
Permanecer em locais com sombra e reaplicar os produtos protetores no cabelo a cada quatro horas ou após cada entrada na agua também são atitudes importantes.
Vale também respeitar os horários mais apropriados para se expor ao sol: até as 10 h e após as 17 h.
Bom verão à todos...
0 comentários:
Postar um comentário