TV Gustavo Alves



Veja aqui todos os vídeos da TV Gustavo Alves

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Alimentação, uma fonte de beleza.

Cabelos bonitos dependem também da alimentação. Confira nossas dicas para uma nutrição de beleza.

Queda de cabelo

Problema - O tempo de vida de um fio é de aproximadamente quatro anos. Após esse período ele cai, dando lugar a um novo. São vários os fatores, porém, que podem interromper o ciclo de crescimento e apressar a perda do cabelo: alterações hormonais, uso de medicamentos, stress, anemia, dermatites, manipulações exageradas, abuso de química e alimentação inadequada. A falta de proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, é determinante para a saúde capilar.

Solução - Aumentar o consumo de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal. Boas opções são brócolis, couve-flor e ovos, fontes de sulfeto, nutriente importante na formação do cabelo. Vale priorizar, ainda, itens ricos no complexo B, como legumes, verduras, gérmen de trigo, arroz integral, quinua e farelo de aveia.

Oleosidade capilar

Problema - O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de óleo maior do que o necessário. A causa é de origem genética, mas alterações hormonais e stress são dois gatilhos. Resultado: fios engordurados sem volume.

Solução - É recomendável ficar longe de gorduras, principalmente as saturadas encontradas em carnes gordas e embutidos, e as chamadas trans, que estão em margarinas, sorvetes e produtos de confeitaria.

Leite e derivados também devem entrar com parcimónia no menu. Para combater o distúrbio deve-se apostar em alimentos ricos em zinco, como cereais integrais, sementes em geral e frutos do mar; e vitamina A, presente em itens tais quais espinafre, brócolis, agrião, rúcula, almeirão, cenoura, batata-doce, beterraba, abóbora, manga e mamão.

Fio muito fino

Problema - O fio é constituído por três camadas: cutícula, composta de células sobrepostas e unidas por ceramidas, cuja função é proteger a fibra capilar; córtex, formado por queratina, responsável por cor, elasticidade, volume, resistência e força; medula, parte central repleta de componentes porosos. A espessura, definida pelo córtex, é determinada geneticamente, embora alguns distúrbios, como queda, possam afinar os fios, deixando-os mais sensíveis e fáceis de quebrar.

Solução - Como as vitaminas de complexo B são vitais para a saúde do cabelo, vale encher o cardápio com alimentos que trazem o componente.
Elas agem na prevenção de pontas duplas, fecham as cutículas e aumentam o diâmetro do fio, deixando-o mais encorpado. Onde encontrar? gema de ovo, sardinha, salmão, frango e algas marinhas.

Dermatite seborreica e crostas

Problema - A proliferação de fungos no couro cabeludo pode provocar o aparecimento de seborreia e crostas.

A dermatite seborreica tem caráter crônico, com periódos de melhora e piora, agravando-se no inverno e em situações de fadiga ou abalo emocional.

As manifestações mais frequentes são intensa produção de sebo (seborreia), descamação (caspa), e prurido (coceira). São várias as razões para seu surgimento, como alterações hormonais, stress, excesso de química, uso de produtos inadequados, processos alérgicos e exposição excessiva a temperaturas elevadas.

Solução - Para evitar essas ocorrências, que segundo os nutricionistas têm relação direta com oleosidade e fungos, o melhor é ingerir com cautela leite e derivados, castanhas e frutas secas em geral, alimentos e bebidas fermentados - queijo, coalhada, iogurte, vinho, cerveja, vinagre e molho shoyu, para citar alguns exemplos. O abacaxi é um excelente aliado nesse caso.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...