TV Gustavo Alves



Veja aqui todos os vídeos da TV Gustavo Alves

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Calvície - Tudo oque você sempre quiz saber mas não tinha para quem perguntar


Calvície é a rarefação capilar causada por queda acentuada dos cabelos sem reposição dos mesmos.
Por ter início a partir dos 18 anos e evolução contínua e irregular, isto é, com períodos de perdas mais acentuadas intercaladas com períodos de estabilização. Após os 50 anos esta evolução tende a ser mais lenta e homogênea.
Uma vasta cabeleireira preta e densa tem cerca de 150.000 fios.
Já os indivíduos com cabelos finos e claros possuem uma quantidade menor de fios (cerca de 100.000 a 130.000).
Perder de 70 a 100 fios de cabelo por dia é normal.
Após a queda do fio, a mesma raiz produz um novo fio, iniciando um novo ciclo. Os cabelos crescem cerca de um centímetro por mês.
Com a idade, o volume de cabelo diminui naturalmente.

Porque ocorre?

A chamada alopécia androgenética, tem, como o próprio nome diz, origem genética. É portanto, causada por fatores hereditários advindos do lado materno, paterno ou de ambos. Esta "tendência genética" pode pular uma geração inteira ou afetar um irmão e outro não. Isso ocorre quando um lado (paterno ou materno), contém, o código genético para a calvície e o outro não, sendo assim, um irmão pode herdar somente o lado materno e outro somente o lado paterno, porém quando os dois lados possuem forte tendência à calvície, dificilmente os filhos não serão calvos.

Como ocorre?

Todos os fios de cabelos caem, pois possuem um ciclo de vida.
Existem apenas dois tipos de cabelo:
1- os que não contém o código genético para calvície;
2- os que contém o código genético para calvície.
Os que não possuem o código genético para calvície, são aquele que caem grossos e que são encontrados na escova, no ralo, no travesseiro. À medida que eles caem, outros exatamente iguais estão sendo repostos no mesmo lugar.
Diferentemente, os fios que "possuem o código genético para calvície", quando caem não são repostos.
Porém sua queda é diferente, pois eles não caem grossos como fios de cabelo normais. Eles possuem em suas raízes, receptores para um hormônio chamado dehidrotestoterona. Esse hormônio, se liga a esses receptores fazendo com que o fio enfraqueça gradativamente e vá encolhendo até se transformar numa penugem invisível a olho nu, que quando cai não é reposto.

Tratamentos

Clínicos

É importante deixar claro que se a causa for genética, nenhum tratamento clínico trará seus cabelos de volta, mas retardará muito a evolução de sua calvície. Em alguns casos, ocorre um engrossamento dos fios, dando uma impressão de que cresceu cabelo.

Os mais eficientes são:

- minoxidil: Age melhorando a circulação e consequentemente retardando a queda do cabelo. Isoladamente os resultados são limitados, mas associado com outros tratamentos podem ser obtidos bons resultados

- finasterida: Age bloqueando a ação do dht no bulbo capilar e retardando a calvície. Tem maior efeito e eficácia em homens e nunca deve ser utilizado via oral nas mulheres, apenas tópico e com acompanhamento médico.

- lasecomb: Última tecnologia em termos de tratamento clínico. Estimula a circulação local, retardando a queda e aumentando a espessura dos fios que estavam em processo de calvície.

-outros: Alguns especialistas utilizam tratamentos tópicos realizados em consultório, como a mesoterapia capilar; nesse tratamento, "princípios ativos" são injetados diretamente na derme (pele) do paciente, muitas veses com bons resultados.
O usos de shampoo anti-queda sempre foi muito popular, mas seus resultados são muito limitados. São mais indicados para tratar fatores que contribuem para a queda de cabelo, como a caspa.

-Toppik: Toppik, um produto que pode substituir um implante. Trata-se de um pó - na verdade um complexo de micro fibras de queratina - que adere os fios e dá uma bela maquiada em áreas rarefeitas da cabeça.A combinação das fibras de TOPPIK com os cabelos, mesmo rareados, cria de fato o volume que você espera e deseja. Você pode "modelar" o estilo de penteado, deixando-os do jeito que desejar.

Mais informações sobre TOPPIK, digite o mesmo no campo de busca no lado superior direito do blog.

Cirúrgico

A solução definitiva para os casos de rarefação capilar importante é a cirurgia de microtransplante capilar.

Muitas pessoas não procuram por pura falta de informação. Quando bem indicada os resultados são excelentes e devolvem a auto-estima e o prazer de viver em sociedade.

As indicações são:

- calvícies mais avançadas (graus II e III): mas sempre concomitante com o tratamento clinico pra "frear" a evolução da queda, ou seja, o transplante se encarregará de aumentar o volume capilar e o tratamento clínico de estabilizar a queda.

- correção, sequelas, cicatrizes: queimaduras, cirurgias estéticas faciais, radio terapias, etc...
- obs: Somente é indicado o transplante quando a área doadora não estiver afetada, ou seja, tiver boa densidade na parte de trás (perto da nuca) e quando o processo de queda estiver estabilizado.

2 comentários:

Anônimo disse...

veses! parei ali

Gustavo Alves disse...

...rs desculpe nossa falha rs, de qualquer forma seja bem vindo ao nosso blog...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...