O ph é a base para manter seus fios saudaveis, brilhantes e macios. Como? É o que você vai entender agora!
Quanto mais alcalino o ph, mais as cúticulas do cabelo se abrem. Porém esse ph alto danifica o cabelo, deixando-o áspero, quebradiço e ressecado.
O ideal é que o ph do seu shampoo gire em torno de 5, ou seja, que ele seja ácido - como seu couro cabeludo -, mas capaz de abrir as escamas o fio de modo suave e permitir a limpeza. Já a mascara e o condicionador ideal deve ser mais baixo, em torno de 4 para fechar as cúticulas. Quando isso acontece, os fios ganham uma aparência saúdavel com brilho e maciez, o que acaba neutralizando os efeitos do tempo e dos processos químicos.
A grosso modo, podemos dizer que o cabelo bonito e saudável tem um ph ácido. Já um fio danificado, seja pela química ou pelo uso de produtos inadequados, está com ph alcalino. Neste caso é possível reequilibrar os fios a partir da restauração do ph, que se faz usando os cosméticos certos (ácidos).
Fique de olho
- Se ao lavar seus cabelos, perceber que ficaram embaraçados e ásperos, você está usando um shampoo alcalino e isso não é bom. Agora se o contrário acontecer, seu shampoo é ácido e seus cabelos ficarão sedosos e macios.
- Shampoos de limpeza profunda são em geral alcalinos e só devem ser usados mediante casos específicos com diagnóstico prévio de um bom cabeleireiro.
0 comentários:
Postar um comentário