TV Gustavo Alves



Veja aqui todos os vídeos da TV Gustavo Alves

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Beleza na gravidez


Tingir ou alisar os cabelos, descolorir ou depilar os pêlos do corpo, enfim, o que pode ser usado e o que deve ser evitado durante a gravidez para garantir o bem-estar da mamãe e um bebê saudável.
.
Não são poucos os limites impostos às grávidas, mas é necessário separar os fatos dos boatos. Saber se é possível manter os cabelos tingidos e lisos, situação desejada pela maioria das mulheres nos tempos atuais, é certamente a maior dúvida das gestantes. A cantora americana Britney Spears contribuiu para o tititi sobre o tema ao ser flagrada com as madeixas tingidas durante a gravidez. E aí a pergunta vem à tona: a grávida pode ou não pintar os cabelos? A teoria mais recorrente é que a amônia, o benzeno, o chumbo ou o iodo, substâncias comumente encontradas nas tinturas, entram na corrente sanguínea da mãe através do couro cabeludo e podem ocasionar algum prejuízo ao bebê.
.
Na verdade o assunto é tema de muitas pesquisas e polêmicas, mas o fato é que não há casos comprovados de malefícios ao bebê, entretanto, por segurança, a maioria dos ginecologistas recomenda que as gestantes evitem usar tinturas ou produto para alisar os cabelos ao menos nos três primeiros meses de gestação.
.
Porém nem tudo é desespero, grávida nenhuma precisará se sentir feia. Para manter a coloração dos cabelos, a opção podem ser as colorações à base de henna 100% natural, que não contêm iodo ou amônia em sua composição e, portanto, os médicos acreditam que não prejudicam o feto. Outra saída é optar por mechas ou luzes, processos que não atingem o couro cabeludo. Os tonalizantes também são aplicados em alguns salões de cabeleireiros, desde que autorizados pelos médicos.
.
Quanto à cantora americana, ninguém esclareceu que tipo de produto ela usava. Conforme a dermatologista Roberta Buense, da clínica de dermatologia da Santa Casa de São Paulo, o fato é que “os estudos em relação à toxicidade dos agentes colorantes de cabelos utilizados durante a gestação são controversos e inconclusivos. Há estudos que tentam demonstrar a associação do uso de tinturas de cabelo na gestação ao desenvolvimento do Tumor de Wilms – tumor renal, que surge na infância, e pode ser desenvolvido ainda na fase fetal –, no entanto, não há trabalhos conclusivos nesse aspecto. “O risco do desenvolvimento da doença estaria associado a outros fatores como cigarros, café, chá, hipertensão materna, entre outros”, esclarece a dermatologista.
.
E quanto aos alisamentos modernos, escovas progressivas e definitivas à base de formol ?
Não são indicados. Os alisamentos antigos, que não contêm formol em sua composição, não expõem usuários á riscos, mas para as grávidas são recomendados apenas a partir do segundo trimestre de gestação.
.
Por fim, sempre que pensar em atingir a raiz dos cabelos é melhor esperar passarem os três primeiros meses de gestação para contribuir com a perfeita formação do feto.
.
Depilação e Maquiagem

A depilação com produtos químicos não está proibida durante a gravidez. Ainda bem, afinal nesse período é comum o excesso de pêlos. “Apenas a depilação a laser é contra-indicada na gestação, em função da inexistência de estudos controlados em seres humanos. A depilação química, com cera ou com lâmina, pode ser realizada durante a gestação”, recomenda a dermatologista. O único inconveniente da depilação com cera é que a grávida é mais sensível à dor, o que pode transformar o processo em algo desagradável. Quando isso acontecer, a velha lâmina pode ser a salvação. Já a descoloração dos pêlos entra no mesmo processo do uso de tinturas nos cabelos. Não é recomendada nos três primeiros meses porque os agentes químicos do produto podem entrar na corrente sangüínea da mãe e prejudicar o bebê. A dra. Roberta esclarece que “a inexistência de estudo quanto ao uso de produtos com peróxido de hidrogênio – presente nos descolorantes – faz com que os produtos só sejam recomendados após o primeiro trimestre da gestação”.
.
A maquiagem – pó, base, blush, batom, sombra, máscara para cílios, delineadores – pode sim ser usada pela grávida. Os principais componentes utilizados nesses produtos são os corantes, na maioria inorgânicos, que não têm absorção cutânea, portanto, garante a especialista, “não apresentam nenhuma contra-indicação durante toda a gravidez”. Nessa fase, inclusive, a maquiagem é muito útil para esconder algumas imperfeições provocadas pela gravidez, como disfarçar um nariz inchado com uma base mais escura nas laterais das narinas, cobrir olheiras com um corretivo e, dentre outros, esconder manchas com pó ou base. Outra vantagem é que na gravidez é comum o aparecimento de melasmas – mais conhecidas como as manchas das grávidas – e a utilização de bases faciais (que têm em sua composição o dióxido de titânio, que age como fotoprotetor físico, formando uma camada que bloqueia a ação da radiação ultravioleta sobre os melanócitos) impede o estímulo para formação de melanina, evitando a pigmentação cutânea e atenuando ou prevenindo o aparecimento desta dermatose.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...